Procura

PortuguêsInterpretação de textos (6)


EXERCÍCIOS - Exercício 104

  • (FCC 2013)

Augusto de Campos e seu irmão Haroldo formavam o núcleo do grupo de poetas que, nos anos de 1950, lançaram o movimento de poesia concreta, uma retomada do espírito modernista dos anos de 1920 − e das ideias de vanguarda do início do século −, contra os pudores antimodernistas que tomaram conta da poesia e da literatura brasileiras, primeiro com os romancistas regionalistas dos anos 30 e, depois, com os poetas da chamada “geração de 45”.

Os poetas concretos sentiam-se em sintonia com os músicos europeus que, nos anos 50, retomavam a radicalidade da escola de Viena, e com os pintores que seguiam os caminhos de Mondrian e Malévitch. Levando às últimas consequências o fato de que poesia não é propriamente literatura, valorizaram os aspectos físicos da palavra, criando um tipo de poema que foi qualificado inicialmente como visual. Conhecedores apaixonados dos movimentos pioneiros da primeira década do século XX, eles tomaram posição bem definida em face aos modernismos dos anos 20, em face a uma história abrangente da poesia e, finalmente, em face aos roteiros que se deviam estabelecer para ela no futuro.

Nesse sentido, criaram o que chamavam de “paideuma”, uma seleção de autores obrigatórios na formação de uma sensibilidade nova e relevante: Mallarmé, Erza Pound, James Joyce, Maiakóvski, João Cabral de Melo Neto (o maior poeta brasileiro surgido depois do modernismo, pertencente, pela idade, à geração de 45, mas em tudo oposto a ela: um poeta das coisas vistas e expressas em linguagem seca e rigorosíssima).

Quando surgiram os concretistas, houve escândalo (a revista Cruzeiro falou em “rock’n’roll da poesia”...). Conquanto contassem com a simpatia de uma figura gigantesca como foi o poeta Manuel Bandeira, eles encontraram forte resistência entre poetas, literatos e acadêmicos. Mas o nível de argumentação que eles sustentavam em suas defesas críticas era tão alto e sua determinação tão inabalável, que se tornaram um osso duro de roer na cena intelectual brasileira, impondo respeito mesmo onde não havia receptividade.

(Adaptado de Caetano Veloso. Antropofagia . São Paulo, Companhia das Letras/Penguin, 1997, formato ebook)


Depreende-se corretamente do texto:


A) Os poetas concretos, segundo o autor, foram bem recebidos pelos intelectuais, que perceberam o potencial transformador embutido em suas obras.

B) Os poetas concretos buscaram inspiração fora do país, por não se identificarem com a arte que havia sido produzida no Brasil desde a geração de 1930.

C) Ao dizer que a linguagem do escritor João Cabral de Melo Neto era seca e rigorosíssima , o autor expõe objetivamente o porquê de sua oposição intelectual a ele.

D) Os romancistas regionalistas da geração de 1930 eram tidos como conservadores pelo autor do texto, que os equipara aos autores da “geração de 45”.

E) A maior ambição dos poetas concretos era a de propor um novo cânone, chamado de “paideuma”, em que se rejeitariam autores consagrados e se elevariam outros, esquecidos.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 107

Vamos para o Anterior: Exercício 98

Tente Este: Exercício 183

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+