Procura

PedagogiaDiretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais


EXERCÍCIOS - Exercício 5

  • (COMPERVE 2018)

Na realidade brasileira é corriqueira a reprodução de práticas discriminatórias, intolerantes e excludentes no âmbito de instituições educativas. Nesse contexto, a psicologia escolar e educacional pode contribuir para as discussões sobre o tema do combate ao racismo pela via da educação para as relações étnico-raciais. Essa contribuição pode se dar por meio da


A) conscientização dos professores quanto aos limites existentes no que diz respeito à abordagem da temática étnico-racial uma vez que, como esta não constitui conteúdo curricular, é difícil promover sua articulação aos conhecimentos ensinados.

B) fiscalização dos discursos racistas remanescentes no âmbito institucional, a fim de evitar que esses venham à tona, pois podem gerar exposição dos estudantes a situações vexatórias que culminam na perpetuação de violências físicas e simbólicas.

C) atuação voltada especificamente para os sujeitos que pertencem a minorias étnico -raciais, pois estes podem beneficiar-se diretamente de ações de resgate da história das comunidades negras e indígenas bem como das discussões relativas à diversidade cultural, diferentemente dos demais atores das instituições educativas.

D) proposição de ações interdisciplinares que promovam reflexões sobre atitudes preconceituosas reproduzidas no cotidiano institucional e seus reflexos na produção de sofrimento, adoecimento psíquico e prejuízos à aprendizagem, visando a transformação do modo como as pessoas lidam com a questão racial no nosso país.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 6

Vamos para o Anterior: Exercício 4

Tente Este: Exercício 42

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=5.89ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.53ms))((ts_substr_c=0.82ms))((ts_substr_im=0.86ms))
((total= 8ms))