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PortuguêsConcordância verbal concordância nominal (2)


EXERCÍCIOS - Exercício 418

  • (FEPESE 2013)

Texto
Muito se tem falado sobre a crescente violência no Brasil e no mundo e cada vez mais se tem assistido à participaçãode adolescentes nesse contexto de violência. A população mostra-se assustada, com razão, diante dessa realidade e sente-se aprisionada em suas residências, cada vez mais cercadas e supostamente protegidas de pessoas perigosas que se encontram à solta. A cada notícia sensacionalista da mídia, especialmente quando se trata da participação de adolescentes, a sociedade manifesta indignação e exige providências no sentido de tirar de circulação os que ameaçam seu direito de ir e vir, ou - o que está em voga atualmente - cobram a redução da maioridade penal para que o quanto antes estes jovens que cometem atos infracionais sejam “jogados” nas prisões e de lá não saiam tão cedo.
(…)
Nossa Carta Magna de 1988, em seu artigo 227 estabelece que “é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.
Beatriz Prudêncio Soares. Adolescentes infratores e suas relações afetivas. (excerto) in: acesso em 20.10.2013


Segundo a regra básica da concordância nominal, as seguintes classes gramaticais: “adjetivos, numerais e pronomes adjetivos” devem concordar com o substantivo a que se referem.

Assinale a alternativa que contém a frase que obedece a essa regra e apresenta todas as classes gramaticais citadas.


A) Aquele agente resolveu o problema difícil.

B) Os jovens saíram da segunda sala daquele prédio

C) Vai incluso, aos documentos do pedido de revisão, as provas que o inocentam

D) Dos móveis da sala, restou apenas duas cadeiras velhas

E) Está anexa uma observação objetiva que desfaz o primeiro equívoco.


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