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HistóriaHistória do brasil


EXERCÍCIOS - Exercício 32

  • (IBFC 2013)

Leia a análise abaixo e responda:
A disciplina de História, como componente curricular obrigatório, foi instituída no Brasil em 1837, no Colégio Dom Pedro II, Rio de Janeiro. Os conteúdos abordados no período focavam a formação da civilização ocidental, temas relacionados ao Brasil eram apenas um de seus apêndices. O quadro de professores para a disciplina começa a ser formado um ano depois por membros do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro - IHGB. Estes vão ensinar História orientados pelo entendimento da História seqüencial e cronológica, além da emergência da construção identitária nacional, caracterizada pelo viés político-romantizada, encabeçado pela função da disciplina em formar moral e civicamente os alunos. De maneira semelhante, após a década de 1930, durante o governo de Getulio Vargas, a disciplina continua tendo função cívica, explorando ainda mais a instrução nacionalista, destacando o desenvolvimento da história ocidental e de estados-nacão, estimulando alunos a decorar datas, fatos e nomes. Nos anos de 1960 a disciplina de História é suprimida do currículo escolar, é fundida com Geografia, passando a ser chamada de Estudos Sociais, mas a temática histórica continua sendo cronológica, ancorada também no desenvolvimento da sociedade ocidental, até o retorno da História como disciplina autônoma em meados de 1990. A observação dessa trajetória histórica da própria disciplina, pode contribuir para refletirmos sobre temáticas e métodos modernos de ensinar História, em que:


A) encontramos ainda alguma semelhança com o atual modo de ensinar história, com os aspectos e necessidades cívicas de construção identitária brasileira como una , tributaria do conhecimento civilizado da sociedade ocidental.

B) podemos destacar o rompimento com o foco estritamente cívico do ensino de História, mas não pelo apreço à identidade nacional, haja vista a necessidade de abordar, de modo transversal, as questões identitárias brasileiras para preparar a população para os grandes eventos esportivos que serão sediados no Brasil nos próximos anos.

C) destaca-se o rompimento com abordagem baseada estritamente no civismo, também por propor estudos e valorização das múltiplas identidades que formam e coexistem no território brasileiro, pela visão crítica e a percepção de que não existe uma história verdadeira e única, nem mesmo que se deva, necessariamente, ensinar História de maneira cronologicamente fixa e evolutiva.

D) encontramos ainda alguma semelhança com o atual modo de ensinar história, especialmente o modo tradicional, focado em cronologia evolutiva, considerando a contribuição de outras ciências humanas, que tratam a evolução da sociedade como a Antropologia e a Ciência Política, especialmente no tocante à identidade brasileira miscigenada, entre as quais encontram-se índios, afrodescendentes e europeus.


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