Procura

HistóriaHistória do brasil


EXERCÍCIOS - Exercício 20

  • (FUNCAB 2015)

A historiografia tradicional brasileira, elitista e heróica, foi usada quase sempre como instrumento para desfigurar a verdade histórica.
Deliberadamente ou não, foi comum aos historiadores do passado escrever a História do Brasil, segundo a ótica do colonizador, ou seja, da elite dominante, aquilo que se chama de “História dos Vencedores". Daí as incorreções metodológicas; daí os falseamentos ideológicos e históricos.
Dentre as inúmeras ideias falsas sobre a história do Brasil, pode ser citada a da “passividade" do negro, isto é, a afirmação preconceituosa e racista de que o negro aceitou a escravidão passivamente. Falso. Se a historiografia tradicional pretende ressaltar a “benevolência" branca e a “passividade" negra, sua atitude não passa de uma tentativa de mascarar a realidade.
Diante do exposto pode-se afirmar corretamente que:



A) a rigor, a luta do negro por liberdade no Brasil está restrita ao período colonial.

B) os movimentos coletivos de resistência de escravos ao regime escravista foi uniforme e vitorioso somente durante o período republicano.

C) a falta de diferença étnicas entre os escravos facilitou a organização do movimento de resistência à escravidão.

D) a fuga de escravos e a formação de quilombos no Brasil, como resistência à escravidão, só irá ocorrer no final do século XVIII.

E) o quilombo é, por definição, uma comunidade negra formada e organizada para realizar a luta pela liberdade e contra a escravidão.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 21

Vamos para o Anterior: Exercício 19

Tente Este: Exercício 81

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: História






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=1.98ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.51ms))((ts_substr_c=0.54ms))((ts_substr_im=0.77ms))
((total= 4ms))