Procura

HistóriaHistória do brasil


EXERCÍCIOS - Exercício 14

  • (FUNCAB 2015)

Leia o texto a seguir.
“Até o século XIX, a Igreja tinha certa tolerância em relação ao aborto. Acreditando que a alma só passava a existir no feto masculino após quarenta dias da concepção, e, no feminino, depois de oitenta, o que acontecesse antes da 'entrada da alma' não era considerado crime nem pecado. Tudo se complicava, porém, se pairassem dúvidas sobre o aborto ser resultado de uma ligação extraconjugal.
PRIORE, Mary Del. Histórias Íntimas: sexualidade e erotismo na História do Brasil. 2011.
De acordo com o disposto no texto, com base na história de gênero no Brasil e seus conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar que:



A) os preceitos religiosos descritos no texto, não remetem à ideia de preconceito de gênero.

B) o conceito da existência de um histórico de repressão a mulheres no Brasil é renunciado no texto.

C) a tolerância com o aborto, no século XIX, pela Igreja, conforme o descrito no texto, é uma prova cabal da inexistência de preconceitos de gênero na história brasileira.

D) a mudança de atitude, na concepção fora das relações conjugais, denota um caráter democrático nas relações pessoais por parte da Igreja.

E) a postura da Igreja descrita no texto se identifica com histórico de preconceitos de gênero existentes na história brasileira.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 15

Vamos para o Anterior: Exercício 13

Tente Este: Exercício 66

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: História






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=1.37ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.52ms))((ts_substr_c=0.71ms))((ts_substr_im=0.77ms))
((total= 3ms))