Procura

FisioterapiaPneumologia


EXERCÍCIOS - Exercício 109

  • (UPENET/IAUPE 2014)

Os efeitos da imobilidade no leito de pacientes acamados vêm sendo citados na literatura vigente, principalmente para portadores de insuficiência cardíaca crônica e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), correlacionando-se com o comprometimento sistêmico mediado pelo processo inflamatório. Sobre essa temática, analise as afirmativas abaixo:
I.Na imobilidade, existe a liberação de óxido nítrico, mediador da resposta inflamatória, com ação vasodilatadora, o que pode comprometer a pressão arterial de forma significativa, podendo isso agravar o quadro clínico do paciente. II.As interleucinas pró-inflamatórias relacionadas com a imobilidade, IL-18, IL-1a, TNF-a e IL-1b aumentam a apoptose celular (morte celular programada) e reduzem a formação de antioxidantes e o reparo celular. III.Os radicais livres degradam o DNA, lipídeos e proteínas das células, e, no músculo, levam a sua degeneração e liberação de metabólitos. IV.O exercício ou as atividades e os posicionamentos que promovem estímulos reflexos proprioceptivos podem liberar citocinas anti-inflamatórias IL-6 e IL-10, que exercem inibição das citocinas pró-inflamatórias. V.A IL-6 aumenta a produção da IL-10 e da IL-Ra (molécula inibitória dos efeitos inflamatórios das citocinas próinflamatórias). A IL-10 inibe a produção de citocinas pelas células.
Está CORRETO o que se afirma em


A) I e II, apenas.

B) I, II e III, apenas.

C) III, apenas.

D) IV, apenas.

E) I, II, III, IV e V.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 110

Vamos para o Anterior: Exercício 108

Tente Este: Exercício 292

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Fisioterapia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.27ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.54ms))((ts_substr_c=0.74ms))((ts_substr_im=0.96ms))
((total= 6ms))