Administração geralDepartamentalização
- (INSTITUTO AOCP 2014)
A departamentalização permite simplificar o trabalho do administrador, aumentando a eficácia e a eficiência da administração, pois contribui para um aproveitamento mais racional dos recursos disponíveis nas organizações. Assinale a alternativa que apresenta alguns dos critérios que são usados para departamentalizar organizações.
A) Uniformidade dos procedimentos, políticas e decisões; tarefas, atividades e recursos pelo tipo de riscos organizacionais; tarefas, atividades e recursos com base nos canais de comunicação da organização; atividades e recursos organizacionais de acordo com o clima organizacional; semelhança e localização da autoridade e responsabilidade delegada na estrutura hierárquica da organização.
B) Similaridade e proximidade das tarefas, habilidades, uso de recursos e conhecimentos necessários para o desempenho de cada função; tarefas responsáveis por tipos de produtos ou serviços da organização; tarefas, atividades e recursos pelo tipo de cliente que a organização busca servir; tarefas, atividades e recursos organizacionais com base em áreas geográficas; e atividades e recursos com base nos processos-chave da organização.
C) Tarefas, atividades e recursos pelo tipo de riscos organizacionais; tarefas, atividades e recursos com base nos canais de comunicação da organização; atividades e recursos organizacionais de acordo com o clima organizacional; semelhança e localização da autoridade e responsabilidade delegada na estrutura hierárquica da organização; e similaridade e proximidade das tarefas, habilidades, uso de recursos e conhecimentos necessários para o desempenho de cada função.
D) Tarefas responsáveis por tipos de produtos ou serviços da organização; tarefas, atividades e recursos pelo tipo de cliente que a organização busca servir; tarefas, atividades e recursos organizacionais com base em áreas geográficas; atividades e recursos com base nos processos-chave da organização; tarefas, atividades e recursos organizacionais com base em áreas geográficas; atividades e recursos com base nos processos-chave da organização.
E) Uniformidade dos procedimentos, políticas e decisões; tarefas responsáveis por tipos de produtos ou serviços da organização; tarefas, atividades e recursos com base nos canais de comunicação da organização; tarefas, atividades e recursos organizacionais com base em áreas geográficas; e semelhança e localização da autoridade e responsabilidade delegada na estrutura hierárquica da organização.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 111
Vamos para o Anterior: Exercício 109
Tente Este: Exercício 475
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Administração geral