Procura

Serviço socialDiversos (4)


EXERCÍCIOS - Exercício 239

  • (INSTITUTO AOCP 2015)

Paciente masculino foi hospitalizado para tratamento por comorbidades psíquicas em decorrência do uso e abuso de álcool. Sua família já está muito desgostosa com suas constantes internações. No que se refere à família, nesse processo, é correto afirmar que


A) é fundamental tratar da formação familiar do paciente, suas potencialidades e fraquezas, suas redes e suas determinações para criar possibilidades de mudança.

B) a inclusão na família é pouco importante na construção de qualquer processo de compreensão e intervenção com o usuário, devendo ser incluída desde o começo em todas as ações em saúde

C) é por meio da consideração familiar que os membros da equipe técnica passam a receber atenção não só para suas angústias, mas também começam a receber informações fundamentais para a melhor compreensão do sofrimento que o alcoolista e sua família vivenciam.

D) a família, por meio da construção da autonomia e independência de seus membros, deve favorecer a formação de um sujeito capaz de reorganizar sua própria vida e ela deve responsabilizar-se por suas relações sociais, fortalecendo a manutenção de laços afetivos já existentes, bem como formando novos laços.

E) a família deve ser protagonista de todo o processo de acompanhamento do sujeito, visto que ela desempenha papel fundamental não só na relação com seus membros, mas também na relação com o Estado, na perspectiva de instituição social decisiva ao desenvolvimento do processo de integração/inclusão social de seus membros.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 240

Vamos para o Anterior: Exercício 238

Tente Este: Exercício 458

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Serviço social






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+