JornalismoDiversos
- (FCC 2015)
O ambiente organizacional é uma realidade social vivenciada por pessoas que nela convivem. Estas necessitam ser consideradas e valorizadas no fazer comunicativo diário, sem ser sufocadas pelo excesso de Comunicação técnica e instrumental, focada somente nos resultados e nos interesses dos negócios das empresas. Entende-se que iniciativas como a abertura de canais diretos de diálogo entre a alta direção e os trabalhadores possam ser um caminho para valorização das pessoas nas organizações. Nosso grande interesse, no momento, é exatamente aprofundar os estudos sobre como a Comunicação poderá contribuir para a humanização das organizações em um mundo complexo onde as pessoas sofrem pressões de todos os lados, não sendo diferente no âmbito das organizações. Atentar para a humanização das organizações nunca foi tão necessário como no mundo globalizado e desigual de hoje, no qual o emprego é privilégio de poucos e esses poucos precisam, muitas vezes, trabalhar para muitos se quiserem continuar empregados. Essa dicotomia é muito problemática para a vida do indivíduo no trabalho.
(KUNSCH, Margarida M. Krohling. As dimensões humana, instrumental e estratégica da Comunicação Organizacional: recorte de um estudo aplicado no segmento corporativo. In: Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun., São Paulo, v. 35, n. 2, p. 267-289, dez. 2012)
A fundamentação teórico-metodológica atual na área de Relações Públicas pressupõe que se realize uma atividade para
A) identificar os aspectos humanos dos colaboradores para auxiliar na definição das estratégias da organização.
B) inserir os interesses individuais dos colaboradores no centro do planejamento estratégico da organização.
C) centrar a atuação da comunicação organizacional nos objetivos econômicos de médio e longo prazos.
D) investir no relacionamento com o público interno como atividade-fim da comunicação organizacional.
E) definir um plano de carreira claro, conciso e efetivo para garantir alta satisfação do público interno.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 372
Vamos para o Anterior: Exercício 370
Tente Este: Exercício 168
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Jornalismo