EnfermagemCódigo de ética dos profissionais de enfermagem
- (VUNESP 2015)
Os profissionais de saúde de um município estão em greve, atendendo rigorosamente o percentual de atividade estabelecido em Lei. Os enfermeiros de uma equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) resolveram entre si que, enquanto persistisse a greve, eles trabalhariam em regime de plantão para as emergências, mas, nesse período, deixariam de registrar em prontuário as informações relativas à assistência prestada.
Segundo o código de ética de enfermagem, essa decisão está
A) correta, pois, pelo código, é proibida apenas a nega ção da assistência, e não a recusa do registro da mesma.
B) correta, pois o código confere aos profissionais de enfermagem o direito a participar de prática multiprofissional e interdisciplinar com responsabilidade, autonomia e liberdade.
C) correta, pois o código estabelece o direito profissional de participação em movimentos de defesa da cidadania e das reivindicações por melhores condições de assistência, trabalho e remuneração.
D) incorreta, pois o código de ética estabelece o dever profissional de registrar, no prontuário do paciente, as informações inerentes e indispensáveis ao processo de cuidar.
E) incorreta, pois o código de ética faculta ao enfermeiro a avaliação criteriosa acerca de sua competência técnica, ética e legal para aceitar atribuições e encargos quando for capaz de desempenho seguro para si e para outrem.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 148
Vamos para o Anterior: Exercício 146
Tente Este: Exercício 265
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Enfermagem