Gestão de pessoasGestão participativa e trabalho em equipe
- (COVEST-COPSET 2015)
Um grupo de trabalho é aquele que interage principalmente para compartilhar informações e tomar decisões que ajudam a cada um de seus membros a atingir os objetivos organizacionais. Acerca da tomada de decisão em grupo, assinale a afirmativa que nãose ajusta ao conceito de tomada de decisão em grupo.
A) Há um aumento da geração de informações e da base de conhecimento necessário à análise das alternativas fundamentais à tomada de decisão.
B) É mais provável que os membros do grupo envolvidos apoiem a decisão tomada e incentivem os demais participantes a aceitá-la e a colocá-la em prática.
C) Deve prevalecer a decisão individual, para que se possa identificar quem é responsável pelo resultado final e evitar a diluição da responsabilidade, como ocorre no processo participativo.
D) Os benefícios da participação podem ser invalidados pelo maior consumo de tempo dedicado à discussão entre os membros do grupo e pelos conflitos internos que podem surgir.
E) Os membros do grupo devem ter oportunidade de comunicar suas ideias de forma livre e aberta, sem temer hostilidade ou intimidação.
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