DiversosDiversos (3)
- (FCC 2018)
Olívia é fonoaudióloga em equipe escolar, a coordenadora pedagógica solicitou que observasse mais atentamente a aluna Raquel (7 anos e 4 meses) que possuía algumas trocas na oralidade. Sua professora estava preocupada que Raquel levasse as trocas da oralidade para a escrita. Durante o intervalo, Olívia registrou o seguinte diálogo da aluna Raquel com outra aluna, Joana, enquanto trocavam figurinhas do álbum da copa:
− Raquel: a zente potia trocar figurinhas repetidas, ou pater, o que você assa?
− Joana: eu tenho poucas repetidas, será que o João não tem mais pra gente trocar?
− Raquel: asso que Zoão za trocou as teles ontem.
Em posterior conversa com a professora, Olívia teve acesso a algumas produções escritas de Joana, como a que segue, uma breve lista de objetos que os alunos fizeram após uma atividade de observação:
garafa, colher, vazu verdi, tijela, garfo, jogo di chadreis, chapeu, xavi.
Sobre a preocupação inicial da professora em relação às produções oral e escrita de Raquel, é correto afirmar:
A) Em função do apoio na oralidade, esperado no início da alfabetização, Raquel comete erros semelhantes às suas alterações na fala, dignos de preocupação.
B) Como a escrita é uma transcrição da oralidade, a preocupação é pertinente, e Raquel tende a cometer erros semelhantes às alterações na oralidade.
C) A preocupação não se faz presente na escrita de Raquel, mas Olívia pode discutir com a professora estratégias para que Raquel tenha uma escrita mais ortográfica e orientar a família sobre as trocas na oralidade.
D) Raquel já mostra uma escrita mais ortográfica e não traz marcas de oralidade, embora ainda tenha questões com a segmentação da escrita.
E) As trocas que Raquel apresenta na fala não estão presentes na escrita, por isso a preocupação não é pertinente. Entretanto, Olívia deve orientar a família sobre a questão da oralidade e discutir com a professora estratégias na escrita, já que Raquel possui trocas características da dislexia.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 281
Vamos para o Anterior: Exercício 279
Tente Este: Exercício 457
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Diversos