JornalismoDiversos
- (FGV 2016)
O YouTube, plataforma pertencente ao Google, permite a distribuição e o compartilhamento de produtos audiovisuais. De acordo com dados de 2015, fornecidos pela própria empresa, o YouTubeé uma rede social com um bilhão de usuários ativos na rede, sendo ainda que ela atinge mais adultos, na faixa etária compreendida entre 18 e 34 anos, nos Estados Unidos da América, do que qualquer rede a cabo naquele país. Séries exclusivas, músicas, documentários e entrevistas, por exemplo, podem ser acessados a qualquer momento. O consumo de produtos midiáticos de modo fragmentado é, de certa forma, reflexo da transformação do público a partir do advento de novas tecnologias digitais. Deste modo, é correto afirmar que:
A) para a chamada geração C, ou seja, adultos jovens com menos de 35 anos de idade, a internet e as redes sociais são fontes secundárias de entretenimento e informação;
B) a classe C, no Brasil, não se vê representada nas telenovelas nacionais e, por esse motivo, prefere consumir produções de teledramaturgia latino-americanas disponibilizadas online ;
C) os microconteúdos disponíveis no YouTube são acessados por usuários com interesses em áreas específicas e que não encontram tais produções audiovisuais no chamado circuito comercial;
D) as novas linguagens proporcionam profícuo diálogo entre consumidores e produtores de conteúdo audiovisual, em que a tônica do relacionamento é a lógica do mercado;
E) o próprio jornalismo se rearranja na rede em busca de novos consumidores na medida em que os grandes grupos de mídia não se mostram interessados em explorar o potencial mercadológico da internet .
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 248
Vamos para o Anterior: Exercício 246
Tente Este: Exercício 102
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Jornalismo