Engenharia agronômicaEntomologia geral
- (IF-TO 2016)
O Manejo Integrado de Pragas (MIP) é uma filosofia de controle de pragas que procura preservar e incrementar os fatores de mortalidade natural, através do uso integrado de todas as técnicas de combate possíveis, selecionadas com base nos parâmetros econômicos, ecológicos e sociológicos, visando a manter a densidade populacional de um organismo abaixo do nível de dano econômico. A compreensão dos preceitos do MIP requer o conhecimento de alguns conceitos básicos, que são comumente usados por pesquisadores, técnicos e produtores que lidam com a entomologia. Tais preceitos seguem abaixo, exceto uma alternativa, qual?
A) Quando o dano econômico, causado pelo ataque de insetos em uma lavoura torna-se elevado, diz-se que o inseto praga tornou-se conveniente.
B) A planta injuriada perde produção, que pode ser quantificada monetariamente, recebendo o nome de Dano Econômico, que é definido como qualquer perda econômica decorrente de uma injúria.
C) Os insetos fitófagos alimentam-se das plantas para sobreviverem e, como consequência, as plantas deixam de produzir a mesma quantidade de produtos que outras que não foram danificadas por eles.
D) Do ponto de vista do manejo integrado de pragas, o inseto, ao se alimentar de uma planta cultivada provoca nela uma Injúria, que é definida como qualquer alteração deletéria decorrente da sua ação.
E) Quando o Dano econômico torna-se significativo, diz-se que o inseto se tornou uma Praga.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2
Tente Este: Exercício 6
VOLTAR ao índice: Engenharia agronômica