Engenharia agronômicaEntomologia geral
- (NC-UFPR 2019)
O número de espécies de insetos descritas é estimado em aproximadamente um milhão. Cerca de 10% são pragas, que prejudicam plantas, animais domésticos e o próprio homem. Em plantas, os danos causados pelos insetos são variáveis e podem ser observados em todos os órgãos vegetais, podendo ser diretos, quando atacam o produto a ser comercializado, ou indiretos, quando atacam as estruturas vegetais que não serão comercializadas (folhas e raízes, por exemplo). Para o controle dos insetos que causam danos às plantas (ou pragas agrícolas), são adotados diferentes métodos, em função do seu objetivo. Sobre tais métodos, assinale a alternativa correta.
A) A destruição dos restos de plantas cultivadas é um dos métodos culturais, e tem por objetivo destruir o substrato que pode atuar como hospedeiro intermediário de pragas.
B) O serviço quarentenário é um método mecânico que tem por objetivo desinfetar, destruir ou impedir a entrada de vegetais atacados, mantendo-os em quarentena.
C) O emprego de plantas resistentes a insetos é considerado o método ideal de controle, pois permite a eliminação da praga na lavoura sem causar prejuízo ao ambiente.
D) Entre os métodos de controle por comportamento está o uso de feromônios sexuais em armadilhas adesivas utilizadas na coleta massal, que consiste na coleta de 90% ou mais dos insetos machos e fêmeas presentes na área, diminuindo assim a população da praga na geração seguinte.
E) O controle biológico aplicado consiste na liberação de parasitoides ou predadores após sua produção massal em laboratório, visando à redução lenta e gradual da população da praga para seu nível de equilíbrio.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 12
Vamos para o Anterior: Exercício 10
Tente Este: Exercício 37
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Engenharia agronômica