Engenharia agronômicaEntomologia geral
- (FAFIPA 2020)
Spodoptera frugiperda é uma das principais pragas da cultura do milho e pode reduzir a produção entre 34 e 52%. Este inseto pode atacar mais de 100 plantas, entre elas sorgo, soja, arroz, algodão, pastagem, etc. O ciclo de vida deste inseto é completado em 30 dias em condições de laboratório, e o número de ovos pode variar de 100 a 200 por postura/fêmea, sendo que um total de 1.500 a 2.000 ovos podem ser colocados por uma única fêmea. Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o nome comum da Spodoptera frugiperda e os principais métodos de controle:
A) Broca-da-cana - Métodos de controle: tratamento químico de sementes, uso dos parasitoides Trichograma galloi e Cotesia flavipes.
B) Lagarta-elasmo - Métodos de controle: tratamento de sementes com inseticidas sistêmicos à base de tiodicarb, carbofuran ou imidacloprid é o mais indicado.
C) Lagarta rosca - Métodos de controle: inseticidas químicos.
D) Lagarta-da-espiga - Métodos de controle: uso dos parasitoides Trichograma galloi .
E) Lagarta-do-cartucho - Métodos de controle: inseticidas químicos do grupo dos carbamatos, inibidores da síntese de quitina, espinosinas, organofosforados e piretroides, plantas transgênicas e controle biológico com Bacillus thuringiensis.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 30
Vamos para o Anterior: Exercício 28
Tente Este: Exercício 10
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Engenharia agronômica