VeterináriaPequenos animais
- (COPEVE-UFAL 2016)
Sabe-se que o choque em pequenos animais pode ser definido por uma severa insuficiência da perfusão capilar, incapaz de manter a função normal das células. Dessa hipoperfusão sobrevém várias alterações funcionais que, quando somadas e não corrigidas, conduzem a irreversibilidade da síndrome.
Em relação à terapia do choque em pequenos animais assinale a alternativa correta.
A) A dopamina na velocidade de infusão acima de 10µg/kg/min resulta em vasoconstrição e aumento da pressão sanguínea.
B) A utilização de solução de cloreto de sódio a 7%, em bolus na taxa de 4ml/kg, permite o movimento da água do espaço intravascular para o intersticial.
C) O objetivo primário do uso de soluções coloides é expandir o volume e aumentar a pressão oncótica, permanecendo no espaço intravascular e atraindo o sódio e a água do espaço intersticial.
D) O ABC padrão de reanimação (via respiratória “ airway ”, respiração “ breathing ” e “circulação" “ circulation ”) constitui a base da terapia inicial somente para os animais em choque hipovolêmico e cardiogênico.
E) A veia jugular externa deve ser cateterizada quando houver a necessidade de administrar medicamentos, enquanto a veia cefálica é indicada para administração de volumes maiores de cristaloides com maior rapidez.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 59
Vamos para o Anterior: Exercício 57
Tente Este: Exercício 91
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Veterinária