VeterináriaPequenos animais
- (SUGEP - UFRPE 2016)
Uma convulsão é a manifestação clínica de uma atividade elétrica excessiva e anormal no córtex cerebral, cujas características clínicas podem ser divididas em quatro estágios: fase prodrômica, aura, ictus e período pós-ictal, apesar de nem sempre os tutores serem capazes de distingui-las. Sobre as convulsões, assinale a alternativa correta.
A) A maioria das convulsões em cães e gatos é tônico-clônica, uma convulsão motora generalizada em que o animal apresenta uma atividade intensa dos músculos extensores (clônus), cai em decúbito e lateral e então apresenta períodos de relaxamento alternados (tônus).
B) Convulsões motoras focais são mais frequentes que as generalizadas, e são caracterizadas por sinais assimétricos ou por alterações comportamentais chamadas de convulsões psicomotoras.
C) As convulsões produzidas por epilepsia verdadeira tendem a recorrer em intervalos regulares, mas vão diminuindo de frequência e intensidade à medida que o animal envelhece.
D) Como toda convulsão produz lesões no córtex cerebral, devido à atividade elétrica desordenada, todo paciente com convulsão deve ser colocado em terapia anticonvulsivante.
E) Epilepsia idiopática é a principal causa de convulsões no cão, caracterizada por episódios repetidos de convulsões sem nenhuma causa aparente, e sem alterações neurológicas perceptíveis entre os períodos ictais.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 100
Vamos para o Anterior: Exercício 98
Tente Este: Exercício 44
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Veterinária