MatemáticaSistemas de numeração e operações fundamentais
- (FGV 2016)
Alunos de uma turma trocam ideias sobre o princípio multiplicativo da igualdade e a possibilidade de cancelamento para a igualdade 4 . 5x + 4 = 4 . 9. Sobre essa situação, assinale a opção que indica o argumento correto de um aluno.
A) Um dos alunos argumenta que o número 4 pode ser cancelado pois é fator comum aos dois membros da equação gerando uma identidade equivalente à primeira 4 . 5 = 9 e que, portanto, a equação tem infinitas soluções.
B) Outro aluno argumenta que o número 4 multiplica dos dois lados, portanto, 4 pode ser cancelado gerando a equação equivalente à primeira 5x + 4 = 9.
C) Outro aluno ainda argumenta que se cancelado o 4, a equação gerada será 5x + 1 = 9, que tem as mesmas soluções da equação dada.
D) Outro aluno argumenta que o 4 não pode ser cancelado pois não é fator da soma 5x + 4, portanto não faz sentido o cancelamento.
E) Um aluno argumenta que o fator comum aos dois membros é 9 e que, portanto, todos os argumentos anteriores estavam errados.
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