Procura

PedagogiaTeorias e práticas para o ensino de língua estrangeira


EXERCÍCIOS - Exercício 65

  • (CESPE / CEBRASPE 2022)

Pela investigação de três contextos de ensino de língua inglesa no ensino fundamental, conclui-se que boa parte das concepções e práticas avaliativas dos sujeitos de pesquisa fez ressoar as influências do paradigma da modernidade, cujos problemas mais evidentes foram: (1) a significação da avaliação como sinônimo de mensuração; (2) a ênfase à avaliação de conteúdos objetivos, estáveis e memorizáveis; e (3) a utilização de provas escritas como a principal modalidade de avaliação.
São possíveis, no entanto, outras abordagens de avaliação, que vão além da simples verificação de conteúdos fixos e memorizáveis, dada a ênfase à subjetividade, à diferença e à criação atualmente priorizadas.
DUBOC, APM. A avaliação da aprendizagem de língua inglesa segundo as novas teorias de letramento . In : Fragmentos , v. 33, USP, 2007 (com adaptações).

Tendo como referência o assunto do texto precedente e o que orienta o Currículo de Pernambuco em relação aos processos avaliativos em língua inglesa nos ensinos fundamental e médio, julgue o item a seguir.
A aplicação de testes escritos para a averiguação do domínio das estruturas gramaticais da língua inglesa é suficiente para atender todos os aspectos avaliativos preconizados pelo Currículo de Pernambuco para o ensino desse idioma.



C) Certo

E) Errado


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 66

Vamos para o Anterior: Exercício 64

Tente Este: Exercício 61

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+