Procura

PedagogiaTeorias e práticas para o ensino de língua estrangeira


EXERCÍCIOS - Exercício 2

  • (AMAUC 2019)

O processo de ensino de LE é indiscutivelmente mais complexo do que a Língua Materna (doravante LM). Isso acontece, principalmente, em função da falta de intimidade do aluno com o idioma estrangeiro. Trabalhos com a LI que façam uso de músicas - que são representações culturais e que devem ser analisadas pelo professor com antecedência, antes de propor atividades -, podem ser um recurso interessante e motivador para o alunado. As letras das músicas são textos mais atrativos para serem estudados, por contarem com ritmo e chamar mais a atenção que os demais.
Assinale a alternativa que não é verdadeira.



A) O trabalho com a música no ensino de LE contribui para que o interesse dos alunos sobre este processo de aprendizagem seja potencializado e mantenha-se em constante motivação.

B) O estudo de LE, mais especificamente de LI, apresenta obstáculos aos alunos que não têm o contato diário com este idioma. Um dos maiores desafios é a motivação dos estudantes, que não acreditam em aprender a dominá-la. A música se apresenta como uma temática que pode auxiliar nesse processo de estímulo.

C) Textos como o da música acima não devem ser usados, pois não são da época em que vive o aluno atual. Assim, ele não terá interesse em desenvolver as atividades.

D) É interessante apontar para o uso das músicas no ensino de LI pela sua questão cultural, pois se torna possível apontar para a diversidade de culturas, direcionando o ensino para a questão interdisciplinar, analisando todo o contexto do idioma, tornando este aprendizado mais significativo e motivador. É possível abordar direções para o aprendizado como listening , vocabulário, tópicos gramaticais, leitura, expressão oral, produção textual e ortografia. A música se mostra uma forma completa de ensino de línguas porque engloba várias questões dentro de um mesmo elemento, envolvendo o lúdico, a representação histórica e cultural que a música pode ter, e a estrutura textual, que pode ser trabalhada para várias abordagens.

E) A utilização de músicas nas aulas de idiomas possibilita que os alunos tenham a oportunidade de trabalhar com suas habilidades, que não têm sido muito exploradas em seu cotidiano. Entre elas, o speaking , conforme acompanha a música, se a proposta estiver pautada na atividade de cantar por parte dos alunos, e o listening , se a proposta for ouvir a música e realizar alguma atividade relacionada com a compreensão da mesma.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 3

Vamos para o Anterior: Exercício 1

Tente Este: Exercício 22

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+