Procura

PedagogiaCurrículo e diversidade


EXERCÍCIOS - Exercício 20

  • (Instituto Consulplan 2022)

Segundo Candau (2007), o currículo é um conjunto de ideias, pois deverá incorporar discussões sobre o ensino-aprendizagem, sobre os procedimentos e as relações sociais que fazem parte do mesmo cenário em que os conhecimentos se ensinam e se aprendem, sobre as mudanças que se deseja efetuar nos alunos, sobre os valores que procuram instigar, bem como quais as identidades deve-se construir dentro da escola. Nesse sentido, o currículo é elaborado por um conjunto de esforços pedagógicos com intenções educativas. Quando se deseja um currículo escolar para o processo educativo que propicie a articulação entre as dimensões cognitiva, social e afetiva da aprendizagem, cabe aos professores na elaboração do currículo, EXCETO:


A) Reconhecer que essas dimensões são inexistentes no comportamento dos sujeitos aprendentes.

B) Conhecer e compreender motivações, interesses, necessidades dos alunos diferentes entre si e ajudá-los na capacidade de comunicação com o mundo do outro.

C) Promover a articulação das dimensões cognitivas, social e afetiva, e ajudar os alunos a construírem sua subjetividade como pessoas humanas e sujeitos portadores de uma identidade cultural.

D) Mobilizar procedimentos, técnicas, meios de tornar as experiências de sala de aula mais agradáveis, que possibilitem aos professores conversar com os alunos para que eles exponham os seus sentimentos de forma organizada.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 21

Vamos para o Anterior: Exercício 19

Tente Este: Exercício 16

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+