Procura

PedagogiaA educação como processo de construção histórica


EXERCÍCIOS - Exercício 126

  • (FAU 2022)

A Pedagogia histórico-crítica (SAVIANI,1991) é um marco no movimento educacional brasileiro e consequentemente no processo de ensino aprendizagem. A Pedagogia Histórico-Crítica propõe, segundo Saviani (1991), que a educação escolar identifique formas de saberes produzidos historicamente, compreendendo suas principais manifestações. Sobre a pedagogia histórico-crítica é INCORRETO afirmar:


A) Seu método favorece o diálogo e valoriza a cultura acumulada historicamente.

B) É um método que vai do abstrato para o concreto, parte da prática social e para ela retorna.

C) O professor deve superar o senso comum por meio de uma reflexão teórica para chegar à consciência filosófica.

D) A psicologia que a embasa é a de Piaget que compreende o desenvolvimento do indivíduo de dentro para fora.

E) O conhecimento constrói-se fundamentalmente a partir da base material, prática social dos homens e transformação da natureza.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 127

Vamos para o Anterior: Exercício 125

Tente Este: Exercício 1

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+