PedagogiaA educação como processo de construção histórica
- (FAU 2022)
A Pedagogia histórico-crítica (SAVIANI,1991) é um marco no movimento educacional brasileiro e consequentemente no processo de ensino aprendizagem. A Pedagogia Histórico-Crítica propõe, segundo Saviani (1991), que a educação escolar identifique formas de saberes produzidos historicamente, compreendendo suas principais manifestações. Sobre a pedagogia histórico-crítica é INCORRETO afirmar:
A) Seu método favorece o diálogo e valoriza a cultura acumulada historicamente.
B) É um método que vai do abstrato para o concreto, parte da prática social e para ela retorna.
C) O professor deve superar o senso comum por meio de uma reflexão teórica para chegar à consciência filosófica.
D) A psicologia que a embasa é a de Piaget que compreende o desenvolvimento do indivíduo de dentro para fora.
E) O conhecimento constrói-se fundamentalmente a partir da base material, prática social dos homens e transformação da natureza.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 127
Vamos para o Anterior: Exercício 125
Tente Este: Exercício 1
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia