PedagogiaA educação como processo de construção histórica
- (FEPESE 2019)
Ao refletirmos sobre processos de exclusão e de letramento, torna-se possível problematizar a partir de teorias, tais como a teoria Histórico-Cultural, que o emprego dos signos pode representar a possibilidade de seres humanos saírem dos limites do sistema orgânico da atividade, saírem das funções elementares de pensamento, construindo autorregulações e resignificando a vida social. Os processos de criação e utilização de signos e significados sociais e culturais de dado momento histórico, em determinada sociedade, possibilitam aos sujeitos criar sentidos particularizados e promover transformações. Assinale a alternativa corretaem relação ao assunto.
A) É na escola que acredita em inspirações individuais que a educação inclusiva pode ocorrer.
B) Aos professores cabe realizar a inclusão no sentido de encontrar a “normalização” dos sujeitos.
C) É muito frágil tentar compreender a dinâmica histórico-cultural porque ela não proporciona ações pedagógicas inclusivas.
D) Para realizar a inclusão é desnecessário compreender a lógica que permeia as relações, os significados e os sentidos particularizados e olhar a educação sobre novas óticas.
E) A escola é um lugar social permeado de relações, interações, mediações, concepções e de sujeitos que modificam e são modificados, podendo ser ou não ser incluídos.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 29
Vamos para o Anterior: Exercício 27
Tente Este: Exercício 62
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia