PedagogiaTeorias e práticas para o ensino de geografia
- (Colégio Pedro II 2022)
Segundo Castellar (in ALMEIDA, 2011), a cartografia é um sistema-código de comunicação imprescindível para o processo de aprendizagem em Geografia, pois, como linguagem, permite relacionar conteúdos, conceitos e fatos, além de permitir que os estudantes compreendam a organização e a produção espaço-temporal de um determinado território.
ALMEIDA, R. D. Novos rumos da cartografia escolar: currículo, linguagem e tecnologia. São Paulo: Contexto, 2011.
Não raro, no Colégio Pedro II, há estudantes com deficiência visual em turmas regulares, majoritariamente compostas por estudantes normovisuais. Nesse contexto, o uso de linguagem cartográfica exige adaptações.
Para este fim, ainda que se reconheçam – desde a produção até seu uso pedagógico – diversas dificuldades e limitações nessa estratégia, recomenda-se a produção de maquetes e mapas táteis que
A) incluam informações textuais em escrita convencional e escrita braile, porque informações escritas somente em braile dificultam a interação com os colegas normovisuais, tornandoos exclusivos ao invés de inclusivos.
B) incluam o maior número de informações possível, porque, diferentemente de materiais cartográficos convencionais, maquetes e mapas táteis permitem a sobreposição de múltiplas texturas e símbolos em relevo.
C) utilizem cores suaves ou escala de cinza, porque são de leitura mais fácil e agradável aos estudantes normovisuais, sem prejuízo para os estudantes com deficiência visual.
D) utilizem barbantes e cordões para o contorno dos mapas, porque são agradáveis ao toque e auxiliam na criação de imagens mentais fiéis à realidade.
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