Procura

PedagogiaTeorias e práticas para o ensino de geografia


EXERCÍCIOS - Exercício 24

  • (AMEOSC 2020)

A cartografia é uma linguagem que possibilita sintetizar informações, expressar conhecimentos, sempre envolvendo a produção do espaço. A forma mais usual de se trabalhar com a linguagem gráfica nas escolas é por meio de situações em que os alunos têm que copiar, colorir mapas, escrever nomes de rios, cidades, memorizar informações neles. Entretanto, esse tratamento não garante a construção do conhecimento necessário, pois é preciso:



A) Que os alunos se prendam exclusivamente a aparelhos eletrônicos que são suficientes para construir a noção de espaço e proporção do território.


B) Explorar o raciocínio crítico e lógico para que em situações de análises cartográficas o aluno consiga, espontaneamente, interpretar símbolos e signos.


C) Ensinar os alunos a se localizarem por meio da natureza e dos recursos que ela oferece, com suporte de material cartográfico impresso, uma vez que aparelhos de projeção não são confiáveis.

D) Partir da ideia de que a linguagem gráfica é um sistema de símbolos que envolve proporcionalidade, usos de signos ordenados e técnicas de projeção.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 25

Vamos para o Anterior: Exercício 23

Tente Este: Exercício 54

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.81ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.54ms))((ts_substr_c=0.54ms))((ts_substr_im=0.79ms))
((total= 5ms))