MedicinaIntoxicações exógenas
- (CESPE / CEBRASPE 2022)
Texto 11A2-I
“Fatalidade anunciada". CWS, 22 anos, e GS, 56, morreram após respirar monóxido de carbono enquanto realizavam trabalho de limpeza em cisterna. Familiares tentam entender como aconteceu o acidente.
Segundo o Corpo de Bombeiros, nenhum deles usava os equipamentos de proteção necessários. Com uma profundidade de quase sete metros, os operários desceram ao poço com o auxílio de uma escada e com uma motobomba para fazer a limpeza. "Ela (motobomba) ajudou no desprendimento dos compostos orgânicos e nessa emissão de monóxido de carbono", explicou.
Inicialmente, dois trabalhadores desceram ao poço e desmaiaram ao inalar monóxido de carbono. Um terceiro foi tentar ajudar. Ele também passou mal, mas conseguiu retornar. O quarto homem chegou a entrar na cisterna, no entanto ao ver que não poderia ser capaz de acudir os colegas, voltou. "A queima de combustíveis fósseis produz monóxido de carbono, e é um gás asfixiante, então eles ficaram inconscientes", frisou.
Por volta das 19 h, familiares chegaram ao local para identificar as vítimas. CAS, pai de CW, acredita que o filho entrou na cisterna para salvar um dos colegas que desmaiou após inalar o gás. "Meu filho trabalhava com minha sobrinha, eles faziam serviço de paisagismo. No serviço que eles estavam realizando hoje, eles contrataram uma outra empresa para fazer a limpeza da cisterna. A empresa da minha sobrinha ia fazer a troca da bomba. Eram praticamente duas empresas que estavam aqui. O que deu errado foi que no momento de fazer a sucção da água, a bomba caiu, e um dos funcionários retornou para a cisterna. Eles não sabiam, mas a bomba soltava um gás", disse.
Correio Brasiliense , 29/09/2022. (com adaptações).
Em relação à fisiopatologia do monóxido de carbono, gás asfixiante mencionado no texto 11A2-I, é correto afirmar que esse gás
A) possui ligação com a hemoglobina equivalente à do oxigênio, o que causa hipóxia tecidual.
B) ocasiona diminuição da capacidade de transporte de O 2 , alterando a curva de saturação da oxihemoglobina para a direita, e a consequente diminuição de liberação de oxigênio para os tecidos.
C) causa intoxicação, cujo tratamento requer altas concentrações de O 2 e vitamina B12 para liberação do CO de seu processo de biotransformação.
D) liga-se à mioglobina e citocromo nos tecidos, causando rabdomiólise com risco de nefropatia tubular obstrutiva.
E) não ultrapassa a barreira hematoencefálica, por isso não acarreta lesões neurológicas.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 163
Vamos para o Anterior: Exercício 161
Tente Este: Exercício 28
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Medicina