FisioterapiaReumatologia
- (UPENET/IAUPE 2022)
Uma mulher de 40 anos, com diagnóstico de artrite reumatoide há 10 anos, foi encaminhada ao serviço de fisioterapia para tratamento. A paciente relatou dores intensas na região cervical e nas articulações dos punhos e mãos, tornozelos e joelhos, acompanhadas de fadiga generalizada. Estes sintomas se agravaram no último mês e, desde então, têm ocasionado dificuldades para deambular e realizar atividades básicas de vida diária. Com base nos cuidados e manejo do paciente com artrite reumatoide, assinale a alternativa INCORRETA.
A) Fazem parte da conduta fisioterapêutica as ações de educação em saúde, por isso a paciente necessitará ser orientada sobre as demandas de sua saúde, com aplicabilidade na rotina que gere potencial para impactar sua qualidade de vida e funcionalidade.
B) A realização de intervenções adequadas é necessária para diminuir as consequências pessoais, sociais e econômicas ligadas à sintomatologia dolorosa.
C) A educação em saúde, entre outras indicações, para pacientes com sintomatologia dolorosa crônica, ajuda a prevenir comportamentos mal adaptativos, os quais fazem com os pacientes deixem de realizar certas atividades, motivados pela antecipação de que tais tarefas aumentam a dor.
D) O fisioterapeuta deve usar exames de imagem para explicar o diagnóstico e prognóstico da doença do paciente, enfatizar a correlação entre lesão tecidual e dor, reforçar a cronicidade da doença e tornar o paciente passivo durante o tratamento.
E) A abordagem pelo modelo biomédico, focada no entendimento de que a magnitude da dor está diretamente relacionada à extensão da lesão tecidual, é considerada um aspecto limitante para minimizar a dor e incapacidade funcional.
Vamos para o Anterior: Exercício 111
Tente Este: Exercício 61
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Fisioterapia