FisioterapiaReumatologia
- (COTEC 2019)
Clinicamente, o diagnóstico da artrite reumatoide (AR) é atribuído relativamente aos sinais e sintomas do paciente, e pela cuidadosa exclusão de outras desordens. As limitações funcionais primárias do indivíduo com AR resultam das deficiências do sistema musculoesquelético. O fisioterapeuta deve ser criterioso na avaliação físico-funcional do paciente, para que obtenha sucesso no tratamento proposto. Sobre a AR, é CORRETOafirmar:
A) As articulações interfalangeanas distais das mãos são as articulações mais acometidas, caracterizadas pelo aspecto macroscópico edematoso da sinóvia e rigidez após atividades diárias, ao final do dia.
B) O surgimento da AR é mais usualmente abrupto, o que a caracteriza como doença crônica degenerativa articular.
C) Os nódulos reumatoides são as mais comuns manifestações intra-articulares da AR; usualmente, os nódulos são sintomáticos, podendo levar à imobilidade e à rigidez articular.
D) A AR é mais frequentemente assinalada por um padrão bilateral e simétrico de envolvimento articular; clinicamente, o paciente apresenta-se com uma imobilidade e os sinais cardinais da inflamação.
E) Os fisioterapeutas podem utilizar agentes físicos, como o calor superficial e o profundo, bem como o frio superficial no estágio agudo da doença.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 65
Vamos para o Anterior: Exercício 63
Tente Este: Exercício 44
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Fisioterapia