Relações públicasImagem organizacional
- (IF Sertão - PE 2016)
“As atividades de Relações Públicas e Marketing acabam por gerenciar os diferentes relacionamentos com os públicos e, na sua essência, é a adoção de uma nova atitude, baseada na ideia de que a organização moderna existe para servir a seus mercados com uma comunicação adequada e eficaz. As duas áreas trabalham para que a organização alcance seus objetivos, bem como cumpra sua missão. Mesmo com conceitos, enfoques e técnicas diferentes, mas seguindo o mesmo processo metodológico de planejamento, a comunicação - no ambiente das organizações e delas com seus públicos - está calcada na eleição planejada e competente dos veículos que lhe darão consistência.
Os eventos são veículos. Ao utilizar o evento, a empresa tem a oportunidade de reforçar o compromisso com seus clientes potenciais e reunir seus clientes reais. O planejamento e a organização adequada dos eventos pelos profissionais de Relações Públicas e Marketing beneficia a imagem/conceito público das organizações e ainda reforça seu posicionamento no mercado” ( Mariângela Silva, 2010).
Sobre o planejamento, a organização e a operacionalização do evento e as funções de relações públicas, marketing e publicidade e propaganda é correto afirmar:
A) O levantamento de informações como natureza do evento, estudo da viabilidade e captação de recursos são atividades que precedem o planejamento e a organização do evento e devem ser realizadas pelo coordenador geral do evento.
B) A definição, avaliação e escolha de estratégias como local, data, duração e serviços e fornecedores oficiais são ações do estágio dois do planejamento e podem ser efetuadas por relações públicas e/ou profissionais de marketing.
C) Na finalização do evento e elaboração do relatório final, o profissional de relações públicas não deve identificar os pontos fortes e fracos do evento, bem como promover a checagem de orçamentos, investimentos e custos realizados, uma vez que se configura como uma ação típica do coordenador geral.
D) As obrigações contratuais e estatutárias, os agradecimentos a todo o pessoal, participantes e parceiros envolvidos são ações do terceiro estágio de concepção do evento, execução, e podem ser realizados por qualquer profissional da área de comunicação.
E) A avaliação quantitativa e qualitativa do evento, uma atividade exclusiva das relações públicas, só poderá ser executada na avaliação e providências finais.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 6
Vamos para o Anterior: Exercício 4
Tente Este: Exercício 3
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Relações públicas