MatemáticaRaciocínio lógico
- (FUVEST 2022)
D’Ambrosio, ao explicitar a dimensão conceitual da etnomatemática, afirma que “A matemática, como o conhecimento em geral, é resposta às pulsões de sobrevivência e de transcendência” (D’AMBROSIO, 2013, p. 27). Na visão do autor, o conhecimento matemático, no decorrer da história da humanidade, desenvolve-se não somente a partir das necessidades de sobrevivência da espécie, mas também da transcendência. Em relação à transcendência, podemos afirmar que:
A) A transcendência sintetiza a questão existencial da espécie humana através da criação de teorias e práticas que servem de bases de elaboração de conhecimento e decisões de comportamento. Isso gera representações da realidade que respondem à percepção de espaço e tempo e que se manifesta na criação de modelos, igualando a espécie humana às demais espécies animais.
B) A transcendência é algo presente em todas as espécies animais que visa à ampliação do "aqui e agora" para o "onde e quando". Deste modo, o indivíduo transcende espaço e tempo para além do imediato, buscando uma compreensão do passado e do futuro. Além disso, o sensível se amplia para o remoto.
C) A transcendência sintetiza a questão existencial da espécie humana através da criação de teorias e práticas que servem de bases de elaboração de conhecimento e decisões de comportamento. Isso gera representações da realidade que respondem à percepção de espaço e tempo e que se manifestam na criação de modelos, distinguindo a espécie humana das demais espécies animais.
D) A transcendência é algo próprio da espécie humana que visa à ampliação do "aqui e agora" para o "onde e quando". Desse modo, a espécie transcende espaço e tempo para além do imediato, buscando uma compreensão do passado e do futuro. Além disso, o sensível amplia-se para o remoto.
E) A transcendência é algo próprio da espécie humana que visa à aquisição de conhecimentos abstratos a partir do concreto. Deste modo, a espécie transcende o imediato, buscando uma compreensão do que está oculto na natureza das coisas, e o sensível amplia-se para o remoto.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 426
Vamos para o Anterior: Exercício 424
Tente Este: Exercício 465
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Matemática