Procura

Conhecimentos geraisMovimentos sociais discriminação e desigualdade: raça classe e gênero


EXERCÍCIOS - Exercício 116

  • (FUNDEP (Gestão de Concursos) 2022)

A linguagem neutra, ou inclusiva, reivindica a utilização de pronomes neutros, como forma de romper com o binarismo masculino / feminino na língua. Também prevê a substituição de adjetivos binários por alternativas neutras e de sujeitos: como, por exemplo, pela expressão “pessoas” (“pessoas bonitas”, “pessoas amigas”) como forma de se dirigir a coletivos.
Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/educacao/aofensiva-de-estados-e-municipios-contra-a-linguagem-neutrae-alem-de-ilegal-ineficaz/. Acesso em: 15 mar. 2022.
A utilização da linguagem neutra tem como um de seus objetivos:


A) Atender ao Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 2009, que unifica as formas de falar e escrever no mundo lusófono.

B) Extinguir a linguagem binária, em favor de uma linguagem inclusiva e democrática.

C) Permitir que todas as pessoas sejam incluídas, respeitadas e reconhecidas de acordo com a sua identificação de gênero.

D) Substituir a utilização de pronomes no singular pelo plural, que oferecem maiores possibilidades de inclusão, sem discriminação.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 117

Vamos para o Anterior: Exercício 115

Tente Este: Exercício 72

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Conhecimentos gerais






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.63ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.51ms))((ts_substr_c=0.59ms))((ts_substr_im=0.73ms))
((total= 4ms))