Procura

Conhecimentos geraisPolítica


EXERCÍCIOS - Exercício 92

  • (FUNDATEC 2022)

A guerra civil no Iêmen é tida pelo Acnur (Alto Comissariado da ONU para os Refugiados) como “a maior crise humanitária do mundo” atual, com estimativas de mais de 377 mil mortes. O país tem cerca de 80% da população em situação de fragilidade, com 3,6 milhões de deslocados internos e 24 milhões de pessoas necessitando de suporte humanitário. Sobre o conflito no Iêmen, assinale a alternativa correta.


A) A chamada “Primavera Árabe” – que começou a acontecer no fim da primeira década deste século − acabou com as esperanças de um regime democrático dentro do Iêmen, pois foi esse acontecimento que ajudou a manter Ali Abdullah Saleh no poder, este que há mais de 30 anos ocupava o cargo de presidente do país.

B) O ano de 2011 foi marcado pela saída de Ali Abdullah Saleh do poder no Iêmen. O antigo presidente foi deposto graças à ação de uma coalisão militar liderada pela Arábia Saudita e pelos Houthis, revolucionários que vivem na região norte do país.

C) Dentre todos os países que atualmente enfrentam conflitos armados, o Iêmen tem uma grande particularidade. Ao contrário de muitos países em crise, ao invés de ter um fluxo elevado de emigração, o Iêmen é um dos países que mais recebe migrantes e refugiados no mundo, apesar dos conflitos violentos. O Iêmen abriga a segunda maior população de refugiados Somali do mundo − cerca de 250 mil pessoas (UNHCR, 2020). Isso ocorre porque o Iêmen faz parte da rota migratória do leste africano em direção à Arábia Saudita − local onde a maioria dos refugiados africanos que chegam ao Iêmen desejam realmente se instalar.

D) Podemos afirmar que o conflito dentro do Iêmen é causado também por questões religiosas. Atualmente, o país é dividido entre grupos que seguem religiões como o cristianismo e o judaísmo (cerca de 45% da população) e os muçulmanos (55% da população, configurando-se assim como a maioria dentro do território Iemenita).

E) Por ser um país com localização geográfica muito importante − fazendo fronteira com Egito e Israel − o Iêmen acaba apresentando um papel fundamental dentro do espaço geopolítico da Ásia e da África. O conflito no país, que acontece desde 2011, é também explicado por essa posição estratégica, que atrai o interesse político de grupos rivais, que não apresentam disposição para abrir mão do poder político Iemenita.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 93

Vamos para o Anterior: Exercício 91

Tente Este: Exercício 20

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Conhecimentos gerais






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=3.58ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.63ms))((ts_substr_c=1.28ms))((ts_substr_im=0.94ms))
((total= 6ms))