Procura

HistóriaBrasil monárquico – segundo reinado 1831- 1889


EXERCÍCIOS - Exercício 185

  • (FEPESE 2022)

O período regencial da história política do Brasil (1831 a 1840) foi marcado por uma série de agitações e revoltas de cunho sociopolítico, dentre as quais destaca-se, na região sul, a Revolução Farroupilha (1835 a 1845), com a eclosão da República Juliana em Santa Catarina.
Acerca desse momento da história catarinense, é corretoafirmar:


A) A República Juliana, considerada um braço da Revolução Farroupilha em Santa Catarina, foi instituída no mês de julho do ano de 1839 - advindo daí o nome “Juliana”.

B) Numa tentativa de expansão da Revolução Farroupilha (1835-1845), um grupo dos farrapos, liderado por David Canabarro, fundou a República Juliana, em Lages.

C) A República Juliana, proclamada por David Canabarro e Giuseppe Garibaldi, formou uma confederação com a república vizinha, expandindo-se pela província de Santa Catarina, conquistando a Ilha de Nossa Senhora do Desterro (atual Florianópolis), sede da província.

D) A República Juliana ou República Catarinense, oficialmente República Catharinense Livre e Independente, foi um Estado revolucionário proclamado na então província de Santa Catarina, durante o Governo de D. Pedro II.

E) Em 1839, durante o mês de julho, os farrapos conquistaram a vila de Lages sem enfrentar muita resistência e proclamaram a República Catarinense Juliana. A partir daí iniciaram a composição dessa nova República com uso de eleições, nas quais o cargo de presidente foi tomado pelo Tenente-Coronel Joaquim Xavier Neves.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 186

Vamos para o Anterior: Exercício 184

Tente Este: Exercício 21

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: História






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=1.06ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.60ms))((ts_substr_c=0.86ms))((ts_substr_im=0.88ms))
((total= 3ms))