Procura

HistóriaBrasil monárquico – primeiro reinado 1822- 1831


EXERCÍCIOS - Exercício 81

  • (FCC 2022)

Considere o texto a seguir:
Na madrugada de 2 de Julho de 1823, a cidade de Salvador amanheceu quase deserta: o exército Português deixou em definitivo a província da Bahia.[...] Os baianos conhecem esta data como sendo a Independência do Brasil na Bahia, que celebra a vitória dos brasileiros na guerra travada na então província da Bahia, por mais de 17 meses (de fevereiro de 1822 a julho de 1823) contra as tropas portuguesas. [...] Sendo assim, com base nos estudos de Luís Henrique Dias Tavares, historiador, professor emérito da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o 07 de setembro de 1822 é uma data simbólica, não se tratando da real data da independência do Brasil, até porque um pedaço enorme do país (região Nordeste) ainda não era independente.
(SLAMA, Fernanda. “O 2 de julho. Independência do Brasil na Bahia”. Disponível em: https://www.salvadordabahia.com)
Com base no texto, deve-se afirmar que a data histórica de “2 de julho”


A) evidencia que o processo de independência do Brasil foi complexo, heterogêneo, envolveu guerras prolongadas e não aconteceu de forma simultânea em todo o território nacional.

B) demonstra que, meses antes do grito do Ipiranga, a Bahia havia proclamado a independência do Brasil, devendo ser essa data, e não o 7 de setembro, o feriado nacional comemorativo dessa conquista.

C) permite constatar que houve resistência, por parte de Portugal, às articulações e mobilizações sociais pela independência, exemplo que pode ser visto na história da Bahia, em que a elite e os militares apoiaram integralmente a Corte portuguesa para reprimir a população que se rebelou em defesa dessa causa.

D) expõe a particularidade da relação entre o Nordeste do Brasil e a Coroa portuguesa, muito mais estreita e marcada por laços políticos e econômicos, diferentemente do que ocorria nas regiões Sul e Sudeste, onde predominava a autonomia, fato que contribuiu para um processo pacífico de independência nessa parte do território.

E) reflete o interesse preferencial de Portugal pela Bahia, em detrimento das outras províncias do Norte e do Nordeste, pois direcionou suas tropas para garantir o poder sobre essa localidade, ao considerar a cidade de Salvador a legítima capital do Império Atlântico português.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 82

Vamos para o Anterior: Exercício 80

Tente Este: Exercício 67

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: História






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=6.08ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.51ms))((ts_substr_c=6.57ms))((ts_substr_im=0.83ms))
((total= 14ms))