Procura

HistóriaRepública oligárquica - 1889 a 1930


EXERCÍCIOS - Exercício 199

  • (COPESE - UFPI 2022)

O ano de 1922 marca uma efeméride muito significativa para a história do Brasil. Naquele ano, face à organização política de setores operários e médios da sociedade brasileira, surgiram o Partido Comunista do Brasil e o Tenentismo. No campo cultural, a Semana de Arte Moderna estabelecia as bases de uma arte nacional e nacionalista. Estes acontecimentos, por sua vez, eram sintomas de uma profunda crise da Primeira República Brasileira, a qual desaguaria na chamada Revolução de 1930. Considere estes acontecimentos e tendo em vista o processo de crise da República Oligárquica, analise as assertivas a seguir, assinalando a INCORRETA.


A) A primeira intervenção tenentista ocorreu em julho de 1922, após a divulgação de cartas apócrifas cuja autoria foi atribuída ao presidente Arthur Bernardes. Tais cartas fariam críticas pessoais ao marechal Hermes da Fonseca e ao Clube Militar. Após a divulgação, rebelou-se parcela do exército na Escola Militar de Realengo e, especialmente, no Forte de Copacabana. Os tenentes rebelados esperavam contagiar outros militares, o que não ocorreu. Poucos membros do movimento em seu início resolveram permanecer até as últimas consequências, gerando o célebre episódio da Marcha dos 18 do Forte. Deste, sobreviveram apenas os tenentes Eduardo Gomes e Siqueira Campos.

B) O ano de 1929 e o jogo eleitoral aceleraram a crise da República Oligárquica e apontaram as suas limitações. Washington Luís havia rompido com seu antecessor mineiro, Arthur Bernardes. A discórdia iniciou-se por divergências quanto à política macroeconômica, especialmente no que tange à valorização do café. Enquanto Bernardes havia suspendido as políticas de valorização, Washington Luís criou a caixa de estabilização, adotando o padrão-ouro, e anunciando a valorização permanente do produto. Suspeitando de postura semelhante à de Bernardes por outro político mineiro, os paulistas resolvem por indicar candidato ligado à sua própria facção política, lançando o nome de Júlio Prestes. Assim, ocorreu uma cisão intraoligárquica entre as duas maiores forças políticas do país, o que abriu espaço para a formação de outra poderosa frente durante as eleições.

C) A Aliança Liberal seria a coligação situacionista nas eleições para a sucessão de Washington Luís, envolvendo as oligarquias cafeeiras, contaria com o apoio do presidente e se sagraria a vencedora, em que pese a posse de Júlio Prestes, o candidato eleito, ter sido impedida pela revolução de 1930.

D) O nome escolhido pela oposição em 1930 foi o de Getúlio Vargas, ex-deputado e liderança regional no Rio Grande do Sul. A campanha de Vargas defendeu a moralização política simbolizada pela introdução do voto secreto e a modernização da economia calcada na industrialização. Teve grande adesão de setores das camadas médias urbanas, bem como de militares ligados ao tenentismo.

E) Em 1930, Washington Luís criou a caixa da estabilização adotando o padrão-ouro e anunciando a valorização permanente do café. Para assegurar a manutenção desta política, os paulistas rompem com os mineiros e lançam Júlio Prestes.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 200

Vamos para o Anterior: Exercício 198

Tente Este: Exercício 99

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: História






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=5.69ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.54ms))((ts_substr_c=1.06ms))((ts_substr_im=0.75ms))
((total= 8ms))