OdontologiaDiversos (5)
- (UNIOESTE 2022)
No Sistema Único de Saúde, o modelo de redes regionais de atenção à saúde é um processo que exige a cooperação solidária entre os municípios de determinada região de saúde e a qualificação da Atenção Básica como instância organizadora do sistema e coordenadora do cuidado ofertado. São funções da Atenção Básica nas Redes de Atenção à Saúde (RAS), EXCETO:
A) Ser base: ser a modalidade de atenção e de serviço de saúde com o mais elevado grau de descentralização e capilaridade, cuja participação no cuidado se faz sempre necessária.
B) Ser resolutiva: identificar riscos, necessidades e demandas de saúde, utilizando e articulando diferentes tecnologias de cuidado individual e coletivo, por meio de uma clínica ampliada capaz de construir vínculos positivos e intervenções clínica e sanitariamente efetivas, na perspectiva de ampliação dos graus de autonomia dos indivíduos e grupos sociais.
C) Coordenar o cuidado: elaborar, acompanhar e gerir projetos terapêuticos singulares, bem como acompanhar e organizar o fluxo dos usuários entre os pontos de atenção das RAS.
D) Ser uma atenção básica seletiva: dispor programas específicos destinados a populações e regiões pobres a quem se oferece, exclusivamente, um conjunto de tecnologias simples e de baixo custo, providas por médicos preferencialmente especialistas em medicina de família e comunidade e enfermeiros preferencialmente especialistas em saúde da família e sem a possibilidade de referência a níveis de atenção de maior densidade tecnológica.
E) Ordenar as redes: reconhecer as necessidades de saúde da população sob sua responsabilidade, organizando as necessidades desta população em relação aos outros pontos de atenção à saúde, contribuindo para que a programação dos serviços de saúde parta das necessidades de saúde dos usuários.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 115
Vamos para o Anterior: Exercício 113
Tente Este: Exercício 55
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Odontologia