Procura

PedagogiaCurrículo e diversidade


EXERCÍCIOS - Exercício 1

  • (VUNESP 2018)

Marisa participou de um seminário sobre “Currículo: a valorização das diferenças individuais, de gênero, étnicas e socioculturais e o combate à desigualdade”. Logo nas primeiras abordagens, emergiu a questão da intolerância pela qual passamos nos dias de hoje. Foram lembradas as injúrias que frequentemente são registradas nas redes sociais, seja por causa de racismo, seja por diferenças religiosas ou de gênero, étnicas ou socioculturais. Um dos presentes comentou que, em parte, a escola colabora para que isso ocorra, pois, ao trabalhar os currículos à maneira tradicional, leva os alunos a se alienarem da realidade, podendo com isso aceitar falsos valores. Sugeriu, então, que os currículos deveriam se pautar na visão construtivista que, segundo Vasconcellos (2002), implica que o ensino parta da realidade concreta, pois o ato de conhecimento, a par de ser um ato psicológico, é primordialmente


A) um ato histórico e social.

B) uma atividade mental e espiritual.

C) uma aceitação acrítica de valores.

D) um ato voltado ao indivíduo empírico.

E) uma ação voltada a uma dada classe social.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2

Tente Este: Exercício 10

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=6.40ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.67ms))((ts_substr_c=0.48ms))((ts_substr_im=0.72ms))
((total= 8ms))