PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (2)
- (FGV 2016)
Texto
Os porquês da diversidade
Das coisas mais marcantes da adolescência, minha memória traz os tempos de estudo e dúvidas sobre o futuro. De forma contrária às principais críticas que se ouve hoje, meus anos de Ensino Médio foram, sim, muito significativos para uma formação dita cidadã, e não só voltada aos vestibulares. Hoje trabalhando com educação, tenho plena consciência de que um ensino inovador pode surgir a partir de práticas consideradas tradicionais e que uma roda de conversa na escola pode ser tão ou mais revolucionária quanto qualquer aplicativo educacional. Percebo que o que torna o aluno socialmente engajado é a reflexão constante, a troca de experiências, a diversidade de conhecimentos e opiniões que ele aplica e vê aplicarem a um objeto de estudo, de forma digital ou analógica. [....]
É disso que trata a educação: formar indivíduos engajados uns com os outros, socialmente e que saibam conviver. Está aí também a grande diferença da educação familiar, quando convivemos apenas com nossos pares. A escola nos permite entrar em contato de forma sistemática com outros mundos, outros olhares, outros saberes, opiniões diferentes das nossas, culturas até então desconhecidas. É o convívio com professores e colegas que nos dá suporte para refletir sobre nossas posições, sermos questionados sobre opiniões divergentes e, assim, pensarmos num projeto de vida de forma plena.
( Ivan Aguirra , Educatrix , Moderna, ano 5, nº 9 2015.)
Segundo o texto, a diferençafundamental entre a educação escolar e a educação familiar é que esta
A) procura evitar, em função do risco social, nosso contato com realidades externas.
B) dificulta nosso produtivo acesso à diversidade.
C) libera nosso olhar para a aquisição de diferentes visões de mundo.
D) centraliza sua atenção no terreno afetivo.
E) impede e paradoxalmente permite o conhecimento de outras culturas.
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