Procura

VeterináriaBovinos e pequenos ruminantes


EXERCÍCIOS - Exercício 131

  • (AMEOSC 2022)

A ingestão de samambaia (Pteridium aquilinum) produz três formas de intoxicação em bovinos, duas crônicas caracterizadas por neoplasmas no trato digestivo superior ou na bexiga, é uma doença aguda caracterizada por hemorragias. A intoxicação por samambaia é a segunda causa mais importante de intoxicação por plantas na Região Central do Rio Grande do Sul, correspondendo a 12% de todas as mortes de bovinos causadas por plantas tóxicas. Quanto a alteração nos exames laboratoriais que os bovinos possam apresentar, após uma intoxicação por samambaia, podemos afirmar que:


A) Diminuição drástica na contagem total de hemácias e aumento da concentração de hemoglobina em poucas horas, devido à desidratação severa.

B) Alterações nos eritrócitos, associadas com fragmentação ou modificação no tamanho das células ou na composição da membrana. Aumento exarcebado da GGT.

C) Apresentam alteração em pelo menos um dos parâmetros bioquímicos avaliados com moderado a acentuado aumento nos níveis de uréia em todos os animais. E níveis de creatinina aumentados em alguns bovinos.

D) Bovinos intoxicados apresentam anemia com severa leucopenia, trombocitopenia e aumento do fibrinogênio. Podem também apresentar hipoproteinemia e tempo de coagulação aumentado. A série eritrocitária na medula óssea é afetada somente nos estágios terminais.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 132

Vamos para o Anterior: Exercício 130

Tente Este: Exercício 111

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Veterinária






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=3.61ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.50ms))((ts_substr_c=0.60ms))((ts_substr_im=0.81ms))
((total= 6ms))