Procura

VeterináriaBovinos e pequenos ruminantes


EXERCÍCIOS - Exercício 111

  • (Quadrix 2022)

Houve um avanço na erradicação da febre aftosa na América do Sul, com base no Plano de Ação 2011-2020 do PNEFA – Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre aftosa. Grande parte dos países sustentam a condição sanitária de livres de febre aftosa, utilizando programas de vacinação massiva de bovinos e bubalinos como a principal ferramenta de combate à doença.

Plano Estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Erradicação e

Prevenção da Febre aftosa – PNEFA. Brasília, 2019.

Quanto à vacinação da febre aftosa, assinale a alternativa correta.




A) A vacinação contra a febre aftosa de bovinos e bubalinos é de encargo do serviço veterinário oficial da UF.

B) A vacinação sistemática e obrigatória contra a febre aftosa deve ser realizada em bovinos e bubalinos nas zonas livres de febre aftosa com vacinação, sendo proibida a vacinação de outras espécies susceptíveis, salvo em situações especiais determinadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

C) A vacina contra a febre aftosa poderá ser comercializada em estabelecimentos, distribuidores e revendedores, em zonas livres, com e sem vacinação, desde que estejam devidamente autorizados pelo serviço veterinário oficial da UF.

D) A vacinação dos animais suscetíveis deve ser feita a cada seis meses e comprovada junto ao serviço veterinário oficial.

E) A compra da vacina poderá ser feita pelo responsável pelos animais, desde que a vacinação ocorra até 4 h após, sendo proibido conservar as doses na propriedade.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 112

Vamos para o Anterior: Exercício 110

Tente Este: Exercício 134

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Veterinária






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.73ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.52ms))((ts_substr_c=0.90ms))((ts_substr_im=0.95ms))
((total= 5ms))