Procura

PortuguêsPronomes


EXERCÍCIOS - Exercício 287

  • (CESPE / CEBRASPE 2022)

Texto CG101-II

É inquestionável que um importante marco da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9.394/1996) foi o conceito de educação básica composta por três etapas, que devem estar organizadas de forma orgânica e articulada. De acordo com Cury (2002), “a educação básica é um conceito mais do que inovador para um país que, por séculos, negou, de modo elitista e seletivo, a seus cidadãos o direito ao conhecimento pela ação sistemática da organização escolar”.

Para que esse conceito se efetive, é fundamental a intervenção do Estado, com a participação da sociedade civil, por meio de políticas — programas e projetos — definidas em um planejamento, que leve em conta a análise estratégica da realidade como um todo e em cada situação específica.

Nesse entendimento, dilemas presentes na educação básica brasileira necessitam ser confrontados: desigualdades econômicas, sociais, culturais e de cor ou raça, bem como desequilíbrios regionais.

Ana Maria de Albuquerque Moreira. Dilemas e desafios para a consolidação

da educação básica no Brasil . In: Maria Zélia Borba Rocha; Nara Maria Pimentel (Orgs.).

Organização da educação brasileira : marcos contemporâneos.

Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2016, p. 230 - 31 (com adaptações).


Acerca das ideias e de aspectos linguísticos do texto CG101-II, julgue o item subsequente.

Estaria mantida a correção gramatical do texto caso o pronome “se”, em “se efetive” (segundo parágrafo), estivesse posposto à forma verbal — efetive-se .




C) Certo

E) Errado


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 288

Vamos para o Anterior: Exercício 286

Tente Este: Exercício 151

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=17.84ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.51ms))((ts_substr_c=0.98ms))((ts_substr_im=0.80ms))
((total= 20ms))