Procura

PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto (28)


EXERCÍCIOS - Exercício 287

  • (UPENET/IAUPE 2022)

[...] A linguagem verbal tem sido compreendida como uma forma de ação social, localizada em um contexto específico. Daí resulta o conceito de interação verbal, segundo o qual o locutor sempre age sobre o interlocutor (avisa, confidencia, impressiona, dá a conhecer, etc.) e, por sua vez, orienta sua produção discursiva pela imagem que constrói do interlocutor antes e durante o processo de comunicação. Assim ocorre a interação: ação de um sobre o outro.
Fonte: Luís Carlos Travaglia, disponível em https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/interacao-verbal. Acesso em 12 mai. 2022.
Assinale, dentre as práticas abaixo, aquela que apresenta uma abordagem que condiz com o posicionamento sobre língua defendida por Travaglia, no texto acima.


A) As práticas escolares nas aulas de língua portuguesa devem perceber a língua como expressão do pensamento. Os textos devem ser abordados como capacidade de usar bem a língua, como uma habilidade individual de organizar de maneira lógica o pensamento.

B) As práticas escolares nas aulas de língua portuguesa devem conceber a língua como um código, um conjunto de signos, que combinam regras e que sejam capazes de transmitir uma mensagem de um emissor para um receptor.

C) As práticas escolares nas aulas de língua portuguesa devem perceber os problemas de comunicação, que são sempre relativos ao conhecimento do código, uma vez que o significado do texto independe dos interlocutores, dos fatores sociais, culturais, históricos e ideológicos.

D) As práticas escolares nas aulas de língua portuguesa devem perceber a língua como expressão do pensamento do interlocutor, focalizando o código linguístico utilizado, como movimento de comunicação, em que um emissor transmite uma mensagem a um receptor através de um canal.

E) As práticas escolares nas aulas de língua portuguesa devem perceber a língua como um processo de interação verbal, em que é utilizada, para sua compreensão significativa, por interlocutores, em uma posição social e ideológica, determinados por uma cultura, num momento histórico.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 288

Vamos para o Anterior: Exercício 286

Tente Este: Exercício 485

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=18.27ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.77ms))((ts_substr_c=0.86ms))((ts_substr_im=0.83ms))
((total= 21ms))