Educação físicaInclusão e diversidade nas aulas de educação física
- (FEPESE 2022)
“O desafio para o educador será fazer com que todos possam assumir papéis ativos, independentemente das suas características e peculiaridades” (HERNÁNDEZ, RODRÍGUEZ, JANÉ & GRÉS, 2018).
Analise as afirmativas abaixo com relação às atividades físicas e esportivas para portadores de necessidades especiais.
1. A melhor adaptação é aquela que passa despercebida, ainda que isto não seja possível em determinadas situações e dependendo das deficiências, em especial em jogos de alto nível de regulamentação.
2. Antes de propor um jogo é necessário a certificação de que todos os alunos com deficiência possam adorar qualquer papel nele.
3. No caso de alunos com pouca idade ou afetados por deficiência profunda, é conveniente a colaboração de um monitor de apoio para evitar riscos desnecessários.
4. É recomendável o educador lembrar ao grupo as adaptações de vez em quando, sobretudo quando quem tem o protagonismo é o jogador com deficiência.
5. Dependendo da idade do grupo, pode haver aluno colaborador que mude a cada sessão e facilite a participação do aluno com mobilidade muito reduzida.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
B) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
C) São corretas apenas as afirmativas 1, 3, 4 e 5.
D) São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5.
E) São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 124
Vamos para o Anterior: Exercício 122
Tente Este: Exercício 64
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Educação física