Procura

Educação físicaAnatomia e fisiologia do corpo e movimento (2)


EXERCÍCIOS - Exercício 52

  • (Máxima 2022)

Temos várias possibilidades de configuração da articulação entre os ossos, de acordo com a necessidade de movimento. Uma maior liberdade de movimentação significa uma articulação menos estável, e vice e versa, uma redução da capacidade de movimentação pode tornar a articulação mais forte. Temos três eixos de movimento, as articulações podem ser classificadas pelo número de eixos que movimentam, assim teríamos articulações monoaxiais, biaxiais e triaxiais, capazes de respectivamente movimentar um, dois e três eixos. Sendo assim, assinale a alternativa CORRETA.


A) As articulações em dobradiça e em pivô são biaxiais, uma vez que apresentam a capacidade de movimentação em dois eixos.

B) A articulação biaxial permite apenas flexão e extensão, como podemos observar no movimento dos dedos das mãos (articulações interfalangianas).

C) A Articulação esferoide é a triaxial. Uma superfície esférica move-se dentro de um receptáculo nos três eixos. A articulação do ombro é um bom exemplo, por permitir movimentos de flexão/extensão, adução/ abdução e rotação.

D) A articulação radioulnar proximal é considerada triaxial durante os movimentos de supinação e pronação das mãos.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 53

Vamos para o Anterior: Exercício 51

Tente Este: Exercício 51

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Educação física






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.05ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.51ms))((ts_substr_c=0.68ms))((ts_substr_im=0.82ms))
((total= 4ms))