PortuguêsInterpretação de textos (2)
- (IF-MS 2016)
Em Análise de Textos: fundamentos e práticas , Antunes (2010, p. 30-31) apresenta algumas noções preliminares sobre o texto e suas propriedades. Na tarefa de expor o conceito de texto, a autora diz que “todo texto é a expressão de algum propósito comunicativo. Caracteriza-se, portanto, como uma atividade eminentemente funcional, no sentido que a ele recorremos com uma finalidade, com um objetivo específico [...]. Assim, compreender um texto é uma operação que vai além de seu aparato linguístico, pois se trata de um evento comunicativo em que operam, simultaneamente, ações linguísticas, sociais e cognitivas”. Somado a isso, expõe que “o texto, como expressão verbal de uma atividade social de comunicação, envolve, sempre, um parceiro, um interlocutor”. Ao dissertar sobre as propriedades ou critérios da textualidade – assunto bastante discutido na literatura sobre a linguística textual – Antunes faz uma reordenação no quadro dessas propriedades.
ANTUNES, I. Análise de textos : fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
Com base no estudo apresentado por Antunes (2010), é possível afirmar que:
A) A intencionalidade e a aceitabilidade remetem aos interlocutores e não ao texto propriamente. Portanto, não consideradas propriedades, mas condições fundamentais para que os textos se efetivem.
B) A intertextualidade é compreendida como condição para efetivar o texto, visto que, caso o leitor não tenha conhecimento sobre o diálogo estabelecido entre textos, a intenção da mensagem pode ser comprometida.
C) Por compreender que nenhum texto ocorre no vazio, fora de um contexto sociocultural determinado, a situacionalidade configura-se como propriedade do texto, pois este é parte de uma atividade social.
D) A informatividade não é considerada propriedade do texto, mas uma condição para que ele se efetive, posto que todo texto, em alguma medida, comporta algum grau de informatividade, sendo que seu teor – mais alto ou mais baixo – é determinado pelo contexto.
E) Compreendida como condição de efetivação do texto, a coesão é fundamental no processo de textualidade, uma vez que é responsável pelo encadeamento entre os vários segmentos do texto, promovendo a continuidade textual.
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