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PortuguêsInterpretação de textos (2)


EXERCÍCIOS - Exercício 153

  • (IF-PE 2017)

Leia os TEXTO 11 para responder à questão.
TEXTO 11
CATAR FEIJÃO
1.
Catar feijão se limita com escrever:
jogam-se os grãos na água do alguidar
e as palavras na da folha de papel;
e depois, joga-se fora o que boiar.
Certo, toda palavra boiará no papel,
água congelada, por chumbo seu verbo:
pois para catar esse feijão, soprar nele,
e jogar fora o leve e oco, palha e eco.
2.
Ora, nesse catar feijão entra um risco:
o de que entre os grãos pesados entre
um grão qualquer, pedra ou indigesto,
um grão imastigável, de quebrar dente.
Certo não, quando ao catar palavras:
a pedra dá à frase seu grão mais vivo:
obstrui a leitura fluviante, flutual,
açula a atenção, isca-a com risco.
MELO NETO, João Cabral. A educação pela pedra : Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996

Como ideia principal do TEXTO 11, podemos considerar que


A) escrever é semelhante ao ato de catar feijão porque, em ambos, temos o alimento, sendo, o primeiro, da alma, e, o segundo, do corpo.

B) o ato de escrever requer cuidado e reescritas, procurando a forma mais clara e objetiva de dizer o que se pretende, limpando o texto de excessos e permitindo, também, surpreender o leitor.

C) o autor, João Cabral de Melo Neto, usa da escrita para relembrar momentos importantes de sua infância, como o ato de catar feijão feito por sua mãe.

D) escrever é um ato de emoção, promovido pelo impulso da escrita, resultando em um texto pleno de artifícios subjetivos.

E) o escritor não deve se preocupar com aspectos constitutivos do texto, pois cabe ao leitor procurar entender as intenções do autor.


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