Artes visuaisHistória estética e crítica das artes visuais
- (FCC 2022)
A feitura da tela que representaria o ato de proclamação de independência do Brasil pelo pintor Pedro Américo não foi a ele encomendada de início. A proposição partiu do artista, e encaminhada à comissão responsável pela construção do Museu do Ipiranga. Apesar do apelo ter sido feito localmente, o argumento utilizado pelo pintor dizia respeito à própria natureza que se queria imprimir ao evento histórico retratado na tela. Segundo ele o arquiteto contratado para a obra do museu
A) era de origem portuguesa, e não seria correto delegar a principal imortalização do gesto fundador da nação exclusivamente a um descendente dos colonizadores.
B) tinha formação de prático em arquitetura, e não seria correto delegar a principal imortalização do gesto fundador da nação exclusivamente a alguém sem diploma.
C) era um notório monarquista, e não seria correto delegar a principal imortalização do gesto fundador da nação exclusivamente a um não republicano.
D) era estrangeiro, e não seria correto delegar a principal imortalização do gesto fundador da nação exclusivamente a um não brasileiro.
E) era brasileiro, e não seria correto delegar a principal imortalização do gesto fundador da nação exclusivamente a brasileiros.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 78
Vamos para o Anterior: Exercício 76
Tente Este: Exercício 12
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Artes visuais