Artes visuaisHistória estética e crítica das artes visuais
- (CESPE / CEBRASPE 2019)
Um aspecto que complica a pluralidade cultural com
recorte racial nas aulas de arte é a proeminência da tendência
aditiva dessa temática. No que diz respeito à inclusão dos aspectos
culturais e artísticos referentes à população afro-brasileira, tem-se
o ilusório entendimento de que a partir de comidas, danças,
referências religiosas e a figura do Zumbi dos Palmares como herói
dos negros escravizados, a responsabilidade com a temática está
balizada. Diferentemente do que ocorre com a história, com a
cultura e com a personalidade branca, o negro e o indígena, no meio
escolar, têm seus sistemas de representação anexados ao signo
folclórico. É recorrente, a partir dessa abordagem, vermos esses
grupos como sujeitos sem subjetividades e suas culturas descoladas
de contextos históricos e simbólicos, sujeitos culturalmente fixados
em um passado que não se desdobra no presente.
Jorge Paulino. Sentidos e afetos das visualidades escolares do dia
nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negr a. Dissertação
de Mestrado, PPGAV, UnB, 2018, p. 61 (com adaptações).
A partir do texto apresentado e dos diversos aspectos a ele relacionados, julgue o item subsecutivo.
As visualidades criadas no dia do Índio e no dia nacional de
Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra, no ensino das
artes visuais, devem ser abordadas destacando seu valor aditivo
para a cultura.
C) Certo
E) Errado
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